De acordo com Fischer (2002) “A transformação organizacional só se efetiva com as pessoas, para as pessoas e através do envolvimento e do comprometimento das pessoas” e com isso podemos ver a importância em se pensar no desempenho individual de cada funcionário para que a eficiência coletiva seja bem sucedida. Nesse contexto entende-se como avaliação de desempenho no trabalho uma supervisão sistemática do rendimento das pessoas no exercício profissional. A avaliação de desempenho não tem um fim em si mesma, ela é uma ferramenta para melhorar as repercussões dos recursos humanos daquele ambiente de trabalho, a partir das informações adquiridas que são registradas, analisadas e direcionadas. Também indica o acerto ou não dos caminhos e medidas tomadas para se alcançar os objetivos propostos, trabalhados de forma verticalizada e horizontalizada, ou seja, valoriza tanto os objetivos individuais quanto organizacionais.
A avaliação de desempenho apresenta benefícios para toda a organização a curto, médio e longo prazo. O gestor consegue por meio desse avaliar o desempenho e o comportamento dos liderados e tomar decisões para melhorar o desempenho dos mesmos. Já os colaboradores reconhecem sua contribuição como empregado, também as expectativas da organização sobre seu desempenho e comportamento, o que a empresa vai providenciar para ele se desenvolver e quais medidas deve tomar, além de permitir que a pessoa faça uma autocrítica.
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Avaliação de Desempenho
Benefícios
Alinha os objetivos de todos com as estratégias de negócio.
Detecta e desenvolve as potencialidades dos colaboradores.
Desagrega as pessoas que não querem melhorar seu desempenho e se alinhar a cultura organizacional.
Importante fator de motivação aos trabalhadores.
Fornece recursos para elaborar planos de melhorias.
Reconhece o desempenho dos indivíduos.
Estruturação
Primeiro é feito o contato com o cliente e acordos sobre o serviço, assim é possivel fazer as entrevistas com os gestores/diretores, para ter um entendimento do organograma da empresa e elaboração
do formulário de avaliação de desempenho de acordo com os indicadores
levantados em reunião.
A segunda etapa envolve o envio do formulário elaborado aos membros da empresa contratante. É recomendada que a empresa contratante explica aos demais membros a importância de se responder esse formulário para a manutenção e melhora da empresa.
Após a resposta de todos os membros, é feita uma análise aprofundada dos dados coletados a partir dos indicadores, com média, mediana e desvio padrão. A partir disso, é construído um relatório de pesquisa de satisfação explicada e enviada ao cliente.
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