Menu Fechar

O que é Orientação Profissional?

A escolha de qual trajetória profissional seguir representa um dilema para qualquer pessoa, independente da fase da vida em que ela se encontra. Nesse contexto, frente a tantas dúvidas e possibilidades, a necessidade de uma orientação mais especializada surge.

A Orientação Profissional, portanto, representa um processo de aconselhamento para quem suas escolhas referentes ao universo profissional. Com o auxílio de um profissional devidamente qualificado, tal processo tem como resultado escolhas profissionais mais assertivas, alinhadas à personalidade e situação de vida de quem a busca. Compreendendo as potencialidades, fragilidades e limitações da pessoa orientada, a orientação profissional busca alinhar tais características às escolhas profissionais, de modo que as decisões referentes à vida profissional sejam realizadas de maneira mais consciente.

Nesse processo, vale ressaltar a importância do desenvolvimento do autoconhecimento, visto que muitas das dúvidas que surgem se relacionam com a falta de reflexão sobre si mesmo. Assim, a compreensão aprofundada de seus interesses, aptidões e metas tem por consequência uma menor dificuldade em planejar o futuro.

Diferentemente do que geralmente se pensa, a orientação profissional não se restringe a auxiliar estudantes do Ensino Fundamental e Médio, podendo ser benéfica em várias fases da vida, tais como:

  1. Adolescentes: para esse público, é realizado um aprofundamento sobre as profissões, bem como a exploração de suas habilidades, interesses e aptidões.
  2. Universitários e recém-formados: tanto para aqueles no fim da graduação, quanto para quem não está satisfeito com o curso escolhido, é essencial discutir questões de mercado de trabalho, oportunidades, especializações, construindo, assim, um plano de carreira.
  3. Profissionais atuantes: para aqueles que conquistaram um lugar interessante profissionalmente, mas não encontram sentido em sua atividade, a orientação profissional também é bastante benéfica.
  4. Aposentados: com o afastamento de algo para que se dedica a vida inteira, somado a uma maior fragilidade emocional, o processo de orientação profissional pode auxiliar nessa fase de transformação, auxiliando na construção de um novo sentido na vida.

Ou seja, seja qual for a fase atual de sua vida, a orientação profissional pode te ajudar, principalmente se você se enquadra nos seguintes casos:

  • Insatisfação com a profissão que já exerce;
  • Insegurança diante das escolhas possíveis;
  • Certeza quanto à necessidade de ajuda;
  • Decisão de melhorar o autoconhecimento para buscar uma profissão mais adequada à própria personalidade;
  • Busca por informações de outras profissões possíveis;
  • Vontade de conhecer melhor outras profissões e suas práticas;
  • Não se sentir apto a realizar a profissão onde se encontra ou a anteriormente escolhida;
  • Não conhecer o mercado de trabalho;
  • Reprovação nas disciplinas do curso e sentimento de despreparo ou inaptidão.

E aí, se interessou na Orientação Profissional? Entre em contato conosco!

Posted in CONTEUDO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *