Menu Fechar

A carreira profissional nos dias de hoje

A escolha de qual trajetória profissional seguir representa um dilema para qualquer pessoa, independente da fase da vida em que ela se encontra. Nesse contexto, frente a tantas dúvidas e possibilidades, a necessidade de uma orientação mais especializada surge.

Com o passar dos anos a carreira profissional empresarial tem mudado. Hoje, as empresas não são inteiramente responsáveis pela carreira dos seus funcionários, mas cabe a cada profissional o desenvolvimentos dos talentos; e cada indivíduo passa a ser o dono da própria evolução profissional.

Só para esclarecer, vai aqui uma pergunta: você acha que sua carreira é responsabilidade exclusiva de uma empresa/instituição/empregador? Ou você é daqueles que acreditam que seu sucesso é uma questão de sorte, ou seja, estar no lugar certo na hora certa? Você assume a responsabilidade pelo seu plano de carreira, prepara-se, tem consciência que pode fazer escolhas e investir por conta própria no seu desenvolvimento?

Para entendermos melhor a dinâmica da carreira profissional na atualidade, revisitaremos esse tema ao longos dos anos. No passado, a carreira de uma pessoa tinha como característica construir uma vida na empresa, ou seja, quanto mais tempo você trabalhava na mesma instituição, mais você era remunerado e, normalmente, as possibilidades de ascensão eram verticais. Sendo assim, as empresas eram as responsáveis pela carreira dos seus empregados.

Mais ou menos pela década de 80, as grandes companhias passam a ter como objetivo promover planos de carreira aos seus colaboradores. Porém, como nem todos desejavam e tinham aptidão para assumir um cargo de chefia, surge a carreira que dá a opção de seguir dois caminhos diferentes: ser promovido para um cargo de chefia ou especializar-se em sua função por conta própria.

Já com a advinda da globalização, das novas tecnologias e as mudanças constantes que vêm afetando o ambiente empresarial desde a década de 1990, surge a necessidade de adaptação a tais mudanças por parte das empresas e dos profissionais. Diante disso, o lema vira “empregabilidade”, e significa o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam um profissional preparado e importante não apenas para a empresa em que atua, mas pra qualquer companhia que tenha a necessidade de contratá-lo. Acredito que você já deva ter escutado falar sobre Hard e Soft Skills né?

Mas e como é a carreira profissional nos dias de hoje? Bom, hoje é meio que cada um por si: Atualmente, quem compete no mercado de trabalho, investe por conta própria na formação, negocia seu talento com mais desenvoltura e assume total responsabilidade pelo seu plano de carreira independentemente da empresa em que trabalha. Esta é a aplicação do conceito de carreira sem fronteiras, descrito há alguns anos pelo professor britânico Michael Arthur.

Portanto, vai aqui uma dica de ouro:

Invistir no autoconhecimento
Sem sombra de dúvidas a parte mais importante, desafiante e constante no desenvolvimento profissional é conhecer a si mesmo, reconhecer os seus valores e ter conhecimento dos seus talentos. É muito comum que o profissional caia em armadilhas quando se executa um trabalho que demanda pouco dos pontos fortes e muito dos pontos fracos, por isso a importância de conhecer-se. Outros riscos da falta de conhecimento próprio são a perda de foco e a visão limitada das possibilidades. Por isso também:

Explore oportunidades
Muitas pessoas ainda hoje se limitam a orientar as suas carreiras apenas considerando a organização e plano de cargos e salários da empresa em que atua. Expanda! Procure explorar oportunidades dentro e fora da empresa em busca de tendências e de opções alinhadas com seus objetivos.

Gostou do conteúdo? Vem saber mais sobre nossos serviços de Guia de Carreira e Orientação Profissional! Compartilhe esse post também com um amigo que está precisando dessas dicas!

Posted in CONTEUDO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *