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Você já deve ter ouvido falar sobre inteligência emocional, certo?

Você já deve ter ouvido falar sobre inteligência emocional, certo? Esse conceito tem sido cada vez mais valorizado em ambientes organizacionais, já que o desenvolvimento dessa habilidade impacta diretamente o nosso comportamento no trabalho.

Assim, é interessante que as empresas pensem na inteligência emocional no trabalho e elaborem meios de desenvolvê-la em seus colaboradores. Além de contribuir com o crescimento pessoal de cada profissional, as consequências positivas para a organização são múltiplas. Essa habilidade é um trabalho pessoal constante e que se adquiri atraves do autoconhecimento

A inteligência emocional é a capacidade intrínseca de cada indivíduo em administrar as próprias emoções e compreender as emoções do outro, agindo de maneira empática. Principalmente em momentos intensos, o controle emocional é importante para que seja possível agir sem ser levado pelos impulsos pessoais. Uma pessoa que reconhece e lida com os próprios sentimentos e emoções consegue um melhor controle sobre sua vida, tomando atitudes e decisões mais assertivas.

Não se trata apenas de sentir, mas também de transformar essa percepção em ações inteligentes. Assim, o indivíduo se torna capaz de dominar seus pensamentos bons e, principalmente, os ruins, evitando que se potencializem e atrapalhem sua vida pessoal e profissional

Não há como falar sobre controle e reconhecimento das emoções sem abordarmos a questão do autoconhecimento. Quanto melhor eu me conheço, mais eu tenho condições de me gerenciar. Esse é o primeiro passo do desenvolvimento da inteligência emocional. Conhecer suas próprias emoções, sentimentos e pensamentos, bem como compreender suas potencialidades e fraquezas permite um melhor manejo de seu próprio psiquismo, resultando em um maior controle emocional. Uma análise pessoal sobre todas as expressões, tanto as racionais quanto as emocionais, proporciona uma consideração crítica a respeito de si próprio e da melhor maneira de se expressar, levando a um constante desenvolvimento pessoal.

Aqui trouxemos algumas caracteristicas do processo de autoconhecimento e controle emocional

  • Conhecer a si próprio.
  • Saber o que almeja no âmbito pessoal e profissional.
  • Saber onde quer chegar.
  • Ser capaz de prever possíveis emoções em determinadas situações.
  • Ser capaz de controlar as próprias emoções.
  • Saber reconhecer o que gosta e o que não gosta.
  • Ter consciência e empoderamento sobre os próprios valores.
  • Ter consciência sobre possíveis crenças limitantes que podem impactar nas tomadas de decisões.
  • Saber o que o motiva.
  • Ter consciência das habilidades e competências desenvolvidas e quais necessitam de aprimoramento.

No âmbito profissional, as habilidades pessoais, as famosas soft skills, são cada vez mais requisitadas no ambiente organizacional e o controle emocional é um fator extremamente importante para o desenvolvimento destas. É através dele que podemos organizar e estruturar nossas estratégias, tanto pessoais, quanto profissionais para alcançarmos nossos objetivos e metas. Por melhores que sejam meus resultados, minhas habilidades e competências, o relacionamento com as pessoas, o trabalho em equipe e a comunicação são cada vez mais importantes e podem ser o principal trunfo na gestão de carreira e na entrega de resultados de alta performance.

Para um ambiente com situações cotidianamente desafiadoras, que envolvem relacionamentos humanos complexos permeados por diversas condições de trabalho, manter o controle das emoções, buscar se expressar de forma clara e assertiva e pensar estrategicamente as ações é essencial para a construção de uma boa relação organizacional, bem como para um desenvolvimento profissional cada vez maior.

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